sexta-feira, 31 de julho de 2009

CANZONE DELL'UOMO INFEDELE

Il mio uomo è uguale al Signore
il mio uomo è uguale agli dei:
se lui mi tocca
il mio sangue mi scorre rapido
sotto la pelle scura
e sento bramosia d'amore
chiara, infinita, come la parola.
Il mio uomo è una chitarra dolcissima
e io sono la sua canzone
ma lui non mi canta mai,
perchè?
aspetto che la chitarra si rompa
PER VIVERE.
Il mio uomo è uguale agli dei
è uguale a Rilke a Giuda a Savonarola
ma quando lui se denuda
ha il petto villoso come le aquille
e il rostro che ferisce a fondo
allora gli mostro le mie molte ferite
e il mio uomo se ne dimentica
e corre dietro alle facili donne
dalle chiome dorate
perchè lui è un magnifico uomo
perchè lui è un magnifico iddio.

Alda Merini - Poesie Scelte
..................................

CANÇÃO DO HOMEM INFIEL

O meu homem é igual ao Senhor
o meu homem é igual aos deuses
se ele me toca
o meu sangue corre rápido
sob a pele escura
e sinto vontade de amar
clara, infinita, como a palavra.
O meu homem é uma guitarra doce
e eu sou a sua canção
mas ele não me canta mais,
por quê?
espero que a guitarra se rompa
PARA VIVER.
O meu homem é igual aos deuses
é igual a Rilke, a Giuda, a Savonarola
mas quando ele se despe
tem o peito peludo como as águias
e o rosto que fere fundo.
Agora mostro a ele as minhas muitas feridas
e o meu homem as esquece
e corre atrás das mulheres fáceis
de cabelos dourados
porque ele é um homem magnífico
porque ele é um deus magnífico.
................................
Esse poema aí acima é a propósito da pergunta de uma colega tri gente fina (de um projeto novo onde estou começando a trabalhar), que eu não via há três meses
Me perguntou, na reunião de ontem, se nós já estávamos morando juntos: "E aí, já tá morando com ele?"
Me doeu a resposta. Mentirosa, pela metade, que não convence ninguém: "não, não estamos!"
Da segunda pergunta, a resposta foi mais mentirosa, mais pela metade e menos convincente ainda:" não!"
...infinitamente mais dolorida: "ele não está!!!"
(Aquele que me conhece - pelo avesso! De quem sou canção (amor) e flor - sabe qual foi a segunda pergunta.)

Nenhum comentário: